Ir para o conteúdo Pule para a navegação principal Pular para o rodapé

Nossa Missão

Assegurar aos participantes e patrocinadoras a excelência na gestão dos serviços previdenciários, de forma transparente, alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e a legislação vigente.

Quem somos

A Fundação Itaú Unibanco é uma entidade sem fins lucrativos que administra planos de previdência complementar criados exclusivamente para os colaboradores do Itaú Unibanco.

Foi criada em 1960, quando ainda se falava pouco em previdência complementar no país. Essa decisão demonstra que vem de longe o cuidado do Grupo com o bem-estar de seus colaboradores durante a aposentadoria. É uma forma de retribuir sua participação no crescimento dos negócios.

1960

Ano de criação
pelo Banco Itaú

_____

Autorização de funcionamento pelo
Ministério da Previdência e Assistência Social

Cuidado com o

bem-estar dos participantes

durante a aposentadoria

_____

Atende a

mais de
57 mil

participantes e assistidos

Passado mais de meio século da criação do primeiro plano da Fundação, a previdência complementar vem se consolidando como o caminho mais seguro para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Por meio da educação financeira e previdenciária, a Fundação Itaú Unibanco busca orientar seus participantes e assistidos a se planejar e cuidar da saúde financeira na aposentadoria.

Ao longo de sua história, em função de fusões e aquisições, o Grupo incorporou diferentes planos e entidades que se somaram a seu plano original, o PAC, criado em 1966.

Em 2012, o Itaú Unibanco resolveu ampliar a consolidação de seus planos na Fundação Itaú Unibanco, visando aprimorar serviços e melhorar processos. A entidade ultrapassa hoje a marca de 57 mil participantes atendidos (veja no quadro abaixo as datas da chegada de cada plano).

A Fundação tem sob sua gestão ativos que somam mais de R$ 29,5 bilhões. É responsável pela administração do plano Itaubanco CD, o maior plano de Contribuição Definida do país, instituído pela cisão do PAC, com patrimônio superior a R$ 10,7 bilhões.

QuandoPlanoOrigem
Janeiro de 1966 (criação)PACBanco Itaú
Janeiro de 1997FranprevBanco Francês e Brasileiro
Janeiro de 1999002-FasbemgeBanco Bemge
Novembro de 2001Itaulam Básico e SuplementarLloyds Bank
Janeiro de 2010 (criação)Itaubanco CD
(instituído pela cisão do PAC)
Banco Itaú
Abril de 2012ItaubankBankBoston
Setembro de 2012Futuro InteligenteBanco Bandeirantes / Unibanco
Janeiro de 2013PrebegBanco BEG
Julho de 2014BD UBB PrevBanco Bandeirantes / Unibanco
Abril de 2015BanorteBanco Banorte
Setembro de 2015ACMVBanco Bemge
Novembro de 2015Plano de Previdência Redecard CDRedecard
Janeiro de 2020Plano de Aposentadoria Principal Itaú UnibancoCitibank
Janeiro de 2020Plano de Aposentadoria Suplementar Itaú UnibancoCitibank
Janeiro de 2020Plano de Benefício Definido ItaucardRedecard, Credicard e Orbital
(Oriundo da incorporação dos planos: Plano de Aposentadoria Itaucard BD e o Plano de Aposentadoria Redecard pelo Plano Itaú BD.)
Janeiro de 2020Plano de Contribuição Variável ItaucardRedecard, Credicard e Orbital
(Oriundo da incorporação dos planos: Plano de Aposentadoria Itaucard Suplementar e o Plano de Aposentadoria Suplementar Redecard pelo plano Itaú CD.)