Eleições – Candidaturas



Eleições 2025
De 13 a 20 de março os participantes e assistidos poderão eleger seus representantes no Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitês de Planos.
A votação será 100% online através do aplicativo da Fundação Itaú Unibanco e pelo Acesso dos Participantes.
Assista ao vídeo!
Entenda como funciona o processo eleitoral.

Cronograma
As etapas de candidatura, votação e apuração dos resultados serão disponibilizadas no site conforme o cronograma detalhado:
De 13/01 a 30/01/2025
13/02/2025
Divulgação dos candidatos inscritos
Após a análise dos documentos.
25/02/2025
Divulgação dos candidatos homologados
Após o período de impugnação.
De 25/02 a 20/03/2025
Propaganda eleitoral
De 13 a 20/03/2025 às 17h.
Votação
20/03/2025
Apuração
Período de apuração dos resultados.
21/03/2025
Divulgação dos eleitos
De 03/04 a 31/05/2025
Habilitação CD e CF
Processo de habilitação dos dirigentes na Previc.
01/06/2025
Posse
Os eleitos dos conselhos e comitês tomam posse.

Documentos de inscrição
Confira os documentos necessários para sua inscrição!
Lista de documentos
- Declaração do candidato
Deve ser reconhecido firma na assinatura do candidato ou assinado com certificado digital; - Declaração de propósitos (Apenas para os candidatos ao Conselhos Deliberativo ou Fiscal)
Assinalar cargo pretendido e preencher o campo “Breve Currículo do Profissional”, o documento deve ser devolvido em formato word. - Currículo profissional (necessário enviar as evidências comprobatórias);
- Cópia do diploma de conclusão do/s curso/s superior/es;
- Comprovante de situação cadastral do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas;
- Cópia de documento de identidade;
- Para candidatos com certificações emitidas por ANBIMA, ANCORD, CFASB, FGV, PLANEJAR, APIMEC,
IBGC ou ICSS, IPCOM/FIPECAFI, »» conforme lista de certificados admitidos pela Portaria Previc Nº 1.044,
enviar cópia do comprovante de certificação.
Ficha de inscrição para representantes do Comitê de Planos
Conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo, a Fundação passará a ter 5 Comitês de Planos após a eleição de 2025, visando otimizar a gestão e a eficiência dos processos.
Importante: o candidato deve ser vinculado a um dos planos do Comitê ao qual deseja se candidatar.
Confira a composição:
- 002 e ACMV;
- PAC e Prebeg;
- Itaubanco CD, Futuro Inteligente, Itaubank e Previdência Redecard;
- BD Itaucard, CV Itaucard, Principal Itaú Unibanco, Suplementar Itaú Unibanco, Itaulam Básico e Itaulam Suplementar;
- Banorte, Franprev e BD UBB Prev.
Certidões
Seguem os links para acesso as certidões necessárias para candidatura.
Certidão Negativa de Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade*.
*Emitir a certidão considerando: Esfera = Todos(as) e Tipo pessoa = Ambos.
Certidão Negativa Cível e Criminal de 1º e 2º grau da Justiça Federal*.
*Emitir as 3 certidões: Certidão Judicial Cível, Certidão Judicial Criminal e Certidão Judicial para Fins Eleitorais.
Certidão Negativa Cível e Criminal de 1º grau da Justiça Estadual da sede da EFPC*.
*Seguir os passos conforme orientações da página. Emitir as 2 certidões, selecione: Cadastro de Pedido de Certidão, Modelo = CERTIDÃO DE DISTRIBUIÇÃO CÍVEL EM GERAL – ATÉ 10 ANOS e Modelo = CERTIDÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES CRIMINAIS.
Certidão Negativa Cível e Criminal de 2º grau da Justiça Estadual da sede da EFPC*.
*Seguir os passos conforme orientações da página para Certidões de Distribuição de Segunda Instância. Solicitar as 2 certidões: Cível e Criminal.
Certidão de Antecedentes Criminais.
Dúvidas?
Para onde devo encaminhar a documentação para inscrição?
A documentação para inscrição deverá ser preenchida, assinada e endereçada à Comissão Eleitoral e enviada eletronicamente à FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO, por meio do e-mail fundacaoitauunibanco_governancainstitucional@itau-unibanco.com.br
Qual o prazo para as inscrições de candidatura?
Conforme o cronograma das eleições, o período de inscrições ocorrerá entre os dias 13/01/2025 e 30/01/2025.
Como vou saber se a minha inscrição foi aprovada?
A divulgação dos candidatos inscritos ocorrerá no dia 13/02/2025, e o período para impugnação será de 14/02/2025 até 17/02/2025.
Quem pode se candidatar?
Qualquer pessoa pode se candidatar, deste que atenda aos requisitos definidos no estatuto e regimento eleitoral (descrito abaixo – art. 22).
Art. 22 Poderá participar do processo eleitoral, na condição de candidato a membro efetivo ou suplente dos conselhos, o participante ou assistido que atenda aos requisitos previstos para habilitação e certificação, conforme estatuto da entidade e legislação vigente.
Parágrafo único – No ato da inscrição, cada candidato deverá apresentar documentos comprobatórios dos requisitos previstos neste artigo.
IMPORTANTE:
Mesmo cumprindo as condições estabelecidas, não será aceita a inscrição de candidato que seja membro da Comissão Eleitoral ou que tenha relação conjugal ou de união estável, de parentesco consanguíneo ou afim, até o segundo grau inclusive, com demais concorrentes à vaga de membro do Conselho Deliberativo ou à vaga de membro do Conselho Fiscal.
Obs. O candidato não poderá se inscrever, simultaneamente, para concorrer à vaga de membro do Conselho Deliberativo, de membro do Conselho Fiscal ou de membro de Comitê de Planos (art. 24 do Regimento Eleitoral).
Para se candidatar ao respectivo comitê é preciso ser participante do plano?
Sim. Os candidatos devem ter vínculo com os planos que irão representar, nos termos do arti.26, §5º do regimento eleitoral.
Posso me candidatar para 2 ou mais comitês de Planos?
Não, a candidatura é permitida somente para 1(um) comitê de planos.
Posso me candidatar simultaneamente para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Comitê
de Planos?
Não, as candidaturas deverão ser exclusivas para cada órgão de administração.
Os membros dos Conselhos Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitês de Planos são remunerados?
Não, conforme estatuto da Fundação os membros efetivos e suplentes representantes dos participantes e assistidos nos órgãos de gestão, não exercem função remunerada.
Quando será o período de votação?
A votação terá início no dia 13/03/2025 e fim no dia 20/03/2025 às 17h.
Qualquer pessoa pode votar?
Para votar nas chapas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal é preciso ser participante ou assistido dos planos da Fundação Itaú Unibanco e votar na chapa de seus representantes, ou seja:
- Participante ativo, autopatrocinados, BPD e em fase de opção, votará na chapa do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal dos representantes dos participantes ativos, assistidos, autopatrocinado e em fase de opção.
- Os assistidos votarão na chapa de assistidos.
Para votar nos candidatos individuais dos Comitês de planos é preciso ser participante ou assistido do respectivo plano do qual o comitê representará.
- Ativos, Autopatrocinados, BPDs e em fase de opção votam nos seus representantes.
- Assistidos votam nos seus respectivos representantes.
Obs. os eleitores (participantes ou assistidos) votarão de acordo com sua condição no plano no último dia do mês que antecede o período de votação.
Como votar?
A votação será em turno único, e realizada exclusivamente pela internet, fazendo uso de seu CPF e senha pessoal e intransferível utilizada para acesso a à área restrita do participante.
Novidade: a votação poderá ser realizada por meio do aplicativo.
Quero votar, mas esqueci minha senha. Como devo proceder?




Eu nunca acessei, como faço para obter meu login e senha?
Ligue na Central de Atendimento e solicite seu PIN, número necessário para fazer seu primeiro acesso. Ao realizá-lo, você poderá trocar sua senha.
Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002 1299
Demais localidades: 0800 770 2299
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 770 2399
Não se preocupe! A Central está disponível para te acompanhar durante este processo
Quando e como serão divulgados os eleitos?
A divulgação dos eleitos ocorrerá no dia 21/03/2025 no site.
Tenho dúvidas sobre a candidatura. Como entro em contato com a Fundação?
Para dúvidas pontuais, envie um e-mail para fundacaoitauunibanco_governancainstitucional@itau-unibanco.com.br
Informativo “com você” Eleições
Para mais informações confira a Edição Especial do Informativo ‘”com você” Eleições 2025.
Atendimento para candidatos
Para dúvidas sobre documentação, prazo ou outras informações, envie um e-mail para: fundacaoitauunibanco_governancainstitucional@itau-unibanco.com.br
Canais de atendimento
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