Longevidade e qualidade de vida para todos

Vivemos a era informação. O acesso ao conhecimento foi enormemente facilitado pelos avanços tecnológicos e está cada vez mais simples. Uma sociedade mais esclarecida evolui e conquista uma série de avanços como, por exemplo, o aumento da expectativa de vida.

É por esse e outros motivos que o Dia do Idoso, que foi comemorado no dia 1º de outubro, é de grande relevância. Segundo a ONU*, o futuro do século XXI será grisalho. No Brasil já temos mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, marca que deve ultrapassar os 70 milhões em 2100. Com isso, é preciso entender como se preparar para essa fase com qualidade de vida.

Sabemos que o processo de envelhecimento pode implicar em perda de autonomia. Porém, desde cedo, podemos adotar hábitos que, com o passar do tempo, contribuirão diretamente para a nossa longevidade. Manter práticas saudáveis, como realizar atividades físicas ou intelectuais, ter uma boa alimentação e cuidar da autoestima são cuidados fundamentais para envelhecer com saúde. Tudo isso sem deixar de fazer visitas regulares ao médico.

Além disso, estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS)** indicam que as relações sociais são de extrema relevância para o bem-estar do idoso. Sendo assim, é importante procurar por atividades que possam estimular essas conexões.

É possível envelhecer de forma saudável e estabelecer um caminho para uma vida longa e cheia de oportunidades.

Informe-se e cuide-se!

Fontes:
*Envelhecimento populacional continua e não há perigo de um geronticídio
**Envelhecimento ativo: uma política de saúde