Fundação realiza o 4º Workshop sobre a Cultura de Gestão Baseada em Risco
No dia 30 de agosto, a Fundação Itaú Unibanco realizou o 4º Workshop Sobre a Cultura de Gestão Baseada em Risco, com uma palestra sobre segurança da informação com José Roberto Lama, da gerência de Governança de Segurança da Informação do Itaú Unibanco.
O Brasil é um dos maiores alvos de ataque cibernético no mundo, ficando em segundo lugar globalmente, depois dos Estados Unidos. Ataques virtuais de ransomware e phishing são comuns e aumentaram muito no país nos últimos dois anos, afetando tanto empresas quanto pessoas.
Lama destacou que com o aumento do uso das redes sociais e de estratégias utilizadas por empresas para a coleta de dados de forma ilegal, ficou mais fácil manipular perfis e direcionar propaganda específica, afetando o cotidiano de indivíduos menos familiarizados com a tecnologia, como crianças e idosos, tornando-os vulneráveis a golpes e fraudes.
O especialista também discutiu o papel do sensacionalismo nas mídias, mostrando como ele distorce fatos e prioriza emoções, o que influencia vieses cognitivos e leva o público a agir impulsivamente diante das ameaças e oportunidades ilusórias, como clicar em links de promoções falsas ou baixar softwares maliciosos.
A gestão adequada de algumas práticas pode ajudar a diminuir os riscos e proteger informações sensíveis contra ameaças cibernéticas e violação de dados. Confira algumas dicas dadas por Lama:
Uso de ferramentas e segurança, como antivírus;
Manter softwares atualizados e nunca desativar controles de segurança de computadores, celulares e tablets;
Cuidado para não clicar em falsas mensagens de vírus em dispositivos;
Cuidado ao compartilhar senhas;
Usar senhas fortes, evitando usar informações pessoais e sequências fáceis e óbvias;
Cuidado com compartilhamentos em plataformas de videoconferência.