Você conhece a Política de Investimentos do seu plano?
Anualmente, a Fundação Itaú Unibanco publica as Políticas de Investimentos de cada plano de benefícios, após aprovação do Conselho Deliberativo. O documento é elaborado para os próximos cinco anos, mas é revisto com periodicidade anual e/ou sempre houver alterações relevantes nos cenários macroeconômicos inicialmente utilizados e/ou nas hipóteses adotadas.
As políticas de investimentos apresentam orientações sobre metodologias de seleção dos investimentos nos diferentes segmentos, governança, gestão dos principais riscos e princípios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental para os 17 planos de benefícios administrados pela Fundação Itaú Unibanco.
Uma novidade no processo de elaboração das Políticas de Investimentos 2024-2028 foi a inclusão de limites quantitativos de controle de riscos de mercado, crédito e liquidez que visam identificar, avaliar, medir e acompanhar os riscos relacionados à gestão de investimentos dos planos, limitando perdas e otimizando a relação entre risco e retorno.
O gestor de recursos deve respeitar as diretrizes e os limites estabelecidos na Política de Investimentos de cada plano de benefício, a qual estabelece limites de aplicação por tipo de segmento, por tipo de ativo e por emissor iguais ou mais restritos que a própria legislação vigente.
No início de cada ano, a política é entregue pela Fundação Itaú Unibanco ao gestor contratado. Com base neste documento, o gestor contratado observa as diretrizes definidas e inicia o processo de gestão de alocação dos recursos dos planos de benefícios.
As políticas atualizadas estão disponíveis para consulta nas páginas dos planos.