Dúvidas frequentes – Plano Futuro Inteligente

Dúvidas frequentes
Plano Futuro Inteligente
Autopatrocinados/ AOP/ BPD
Fui desligado do banco, e agora?
Fique tranquilo, ficará disponível em sua área do participante o extrato de desligamento com as orientações e elegibilidades para continuidade junto ao plano.
Entre pelo Acesso dos Participantes, o documento estará disponível na aba Instituto.
Cadastre sua contribuição em débito em conta e ganhe facilidade!
Para atualização de contribuição mensal, será necessário enviar formulário para atualização, o formulário está disponível no site na rota > Institucional > Formulários > Alteração de dados cadastrais. Nesse formulário você terá opção para escolher alterar sua forma de contribuição.
Envie via Fale conosco na opção “Envio de documentações”.
Preciso do boleto de autopatrocínio para pagamento
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Resumo do plano > Minha contribuição > Detalhes > Acesse seu boleto.
Como altero minha contribuição mensal?
Para alteração de contribuição mensal, será necessário enviar formulário para atualização, o formulário está disponível no site na rota > Institucional > Formulários > Alteração de contribuição mensal.
Envie via Fale conosco na opção “Envio de documentações”
No caso de Participantes Ativos: Siga a rota pelo IU Conecta > para mim > benefícios > previdência complementar > minha previdência privada.
Como posso fazer uma contribuição voluntária mensal?
Para alteração da contribuição voluntária mensal, será necessário enviar formulário disponível no site na rota> Sobre a entidade > Formulários > Alteração de contribuição voluntária mensal.
Envie via Fale conosco na opção “Envio de documentações”.
No caso de Participantes Ativos: Siga a rota pelo IU Conecta > para mim > benefícios > previdência complementar > minha previdência privada
Como faço uma simulação?
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Simulação.
Pronto! Só simular seu benefício.
Como altero meu status para BPD?
Para Alteração, será necessário acessar sua área do participante e seguir a rota > Instituto > Simular > Opção BPD > Optar.
Benefícios
Como solicitar um desses benefícios?
Você poderá solicitar seu benefício no Acesso dos Participantes seguindo a rota: Acesso Rápido > Benefício online.
Como altero minha renda mensal?
Você poderá alterar sua renda mensal no “Acesso dos Participantes” seguindo a rota: Acesso Rápido > Alteração de Opção de Renda.
Após sua solicitação, será enviado um link de validação para seu e-mail cadastrado, acesse o link e finalize sua solicitação de “Alteração de Opção de Renda”.
Importante: o link expira em 24hs e caso não seja validado, o processo deverá ser realizado novamente.
Como solicito meu saque único?
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Saque > Solicitação de saque único.
Pronto! Só aguardar que confirmaremos o pagamento.
Quero saber meu saldo atual
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Meu saldo.
Rentabilidade
Como sei a rentabilidade do meu plano?
Acompanhe nossa página dedicada rentabilidade do plano Futuro Inteligente
Resgate
Como funciona o resgate?
Permite o resgate de 100% do saldo da Conta de Contribuição de Participante, sem direito a receber o valor das contribuições realizadas pela patrocinadora. O pagamento pode ser feito à vista ou em até doze parcelas mensais e consecutivas, atualizadas com base no valor da quota. Com o Resgate, extinguem-se todas as obrigações da Fundação em relação ao participante ou seus beneficiários.
Importante: para o participante origem Banco Bandeirantes, o resgate é calculado conforme previsto no item 9.3.2 do Regulamento do plano.
Para solicitação, será necessário acessar sua área do participante e seguir a rota > Instituto > Simular > Resgate > Optar.
Portabilidade
Como faço portabilidade?
O participante com mais de três anos de vinculação ao plano (sendo, no mínimo, 36 contribuições ao plano) pode levar seu Saldo de Conta Total ( Conta de Contribuição de Participante + Conta de Contribuição de Patrocinadora) para outro plano de previdência complementar, podendo usar esses recursos para recebimento na forma de renda mensal vitalícia ou por prazo mínimo de 15 anos. O participante com menos de três anos de vinculação ao plano poderá portar apenas o saldo da Conta de Contribuição de Participante. Com a Portabilidade, cessam os direitos do participante e seus beneficiários junto ao plano.
Para solicitação, será necessário acessar sua área do participante e seguir a rota > Instituto > Simular > Portabilidade > preencher os dados da entidade de destino > Optar
Beneficiário/Dependente
Como é feito o pagamento de benefício por morte para menores de idade?
O pagamento é realizado diretamente na conta em nome do menor de idade.
Quem pode ser considerado dependente/beneficiário do plano?
O participante pode escolher qualquer pessoa física como beneficiário. A indicação pode ser alterada a qualquer momento.
Na falta da indicação de Beneficiários, serão considerados Beneficiários do Participante os seguintes dependentes:
a) o cônjuge ou o companheiro;
b) filhos, incluindo o enteado, menores de 21 (vinte e um) anos de idade, sendo estendido até os 24 (vinte e quatro) anos de idade, se frequentarem curso superior;
c) o filho inválido de qualquer idade.
Como altero meus beneficiários indicados?
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Meu cadastro > Beneficiário > Excluir beneficiário.
Antes de incluir ou excluir seus beneficiários, certifique-se de que está mantendo seu cadastro em conformidade com o regulamento do seu plano.
Como indico beneficiário?
Pelo Acesso dos Participantes: acesse seu plano > faça o login com CPF e senha > Página inicial > Meu cadastro > Beneficiário > Adicionar beneficiário.
Antes de incluir ou excluir seus beneficiários, certifique-se de que está mantendo seu cadastro em conformidade com o regulamento do seu plano
O que acontece se eu não indicar nenhum beneficiário?
Se não houver beneficiário indicado, terão direito ao benefício os seus dependentes que na data do falecimento estiverem nas seguintes condições:
1. O cônjuge ou companheiro (a);
2. Os filhos menores de 21 anos (inclusive enteados), sendo estendida a condição até os 24 anos para os que frequentam curso superior;
3. Os filhos inválidos de qualquer idade.
Na ausência de beneficiários ou dependentes, o benefício será destinado aos herdeiros legais do participante, por meio de apresentação de alvará judicial ou escritura pública.
Em caso de morte do beneficiário ou pensionista, quem recebe?
Em caso de morte do beneficiário ou pensionista e havendo saldo remanescente, será destinado um pagamento único em partes iguais aos herdeiros legais do pensionista, por meio de apresentação de alvará judicial ou escritura pública.
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