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Ombudsman

O Ombudsman é um canal independente, com autonomia na patrocinadora, e tem como propósito fortalecer uma cultura de respeito, integridade e ética no ambiente de trabalho.

Por meio dele, colaboradores e membros dos Conselhos podem registrar manifestações, suspeitas, denúncias ou reclamações relacionadas a conflitos interpessoais, conflitos de interesse, desvios éticos ou comportamentos que vão contra as políticas institucionais.

O canal está disponível para apoiar os colaboradores e conselheiros com confidencialidade, neutralidade e independência, em situações como:

  • Orientações, aconselhamentos e apoio para lidar com determinadas situações;
  • Problemas ou dificuldades no relacionamento com pares, parceiros ou gestores;
  • Descumprimento de normas, má índole ou qualquer tipo de comportamento antiético;
  • Assuntos críticos e inaceitáveis como assédio moral, sexual e discriminação de qualquer natureza.

01. Detalhe a manifestação

Para abrir uma manifestação você deve incluir as pessoas envolvidas no caso e descrever detalhadamente a situação que queira contar. Além disso, caso tenha, você pode incluir anexos que evidenciem ou colaborem com a análise das situações.

Lembre-se: ao procurar o canal tenha sempre a maior quantidade de informações possíveis sobre o caso, incluindo exemplos, datas e outros detalhes relevantes para compreensão dos fatos.

2. Identificação e contato

Ao abrir uma manifestação por meio da plataforma você irá se identificar apenas para a equipe do Ombudsman.

Não se preocupe, todo o processo se manterá sigiloso em sua identificação para os demais envolvidos acontecerá somente se você autorizar.

Mesmo assim, se você se sentir desconfortável e preferir não se identificar nem mesmo para o Ombudsman, entre em contato pelo e-mail (você pode enviar a sua manifestação por meio de um e-mail pessoal externo, sem sua identificação).

3. Registre uma manifestação

Após abertura da manifestação, nosso time entrará em contato com você para obter informações adicionais sobre o caso e te explicar os próximos passos do processo de análise conforme o tipo de situação.

Plataforma Ombudsman no IU Conecta (apenas para colaboradores)

Para abrir uma manifestação por este canal é necessário que você identifique as pessoas envolvidas na situação.

Caso precise de uma orientação ou queira falar sobre algum assunto sem indicar os envolvidos, por favor, contate o canal por e-mail.

Presencialmente – mediante agendamento no endereço do Ombudsman ou em outra unidade do Itaú. (somente para colaboradores) 

E-mail – ombudsman@ombudsman.itau-unibanco.com.br

Acesse a página do Ombudsman e saiba mais sobre como funciona o processo de atuação do canal, as políticas envolvidas e vídeos explicativos.

O Canal está pronto para receber relatos de situações em desacordo com nossas diretrizes e considerados inaceitáveis. Sendo assim, a qualquer tempo, os comportamentos contrários às políticas institucionais e aos princípios descritos em nosso código de Ética poderão ser registrados através desse canal, preservando a confidencialidade, neutralidade e independência.

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