Ombudsman

Ombudsman
O Ombudsman é um canal independente, com autonomia na patrocinadora, e tem como propósito fortalecer uma cultura de respeito, integridade e ética no ambiente de trabalho.
Por meio dele, colaboradores e membros dos Conselhos podem registrar manifestações, suspeitas, denúncias ou reclamações relacionadas a conflitos interpessoais, conflitos de interesse, desvios éticos ou comportamentos que vão contra as políticas institucionais.
O canal está disponível para apoiar os colaboradores e conselheiros com confidencialidade, neutralidade e independência, em situações como:
- Orientações, aconselhamentos e apoio para lidar com determinadas situações;
- Problemas ou dificuldades no relacionamento com pares, parceiros ou gestores;
- Descumprimento de normas, má índole ou qualquer tipo de comportamento antiético;
- Assuntos críticos e inaceitáveis como assédio moral, sexual e discriminação de qualquer natureza.
Como registrar uma manifestação?
01. Detalhe a manifestação
Para abrir uma manifestação você deve incluir as pessoas envolvidas no caso e descrever detalhadamente a situação que queira contar. Além disso, caso tenha, você pode incluir anexos que evidenciem ou colaborem com a análise das situações.
Lembre-se: ao procurar o canal tenha sempre a maior quantidade de informações possíveis sobre o caso, incluindo exemplos, datas e outros detalhes relevantes para compreensão dos fatos.
2. Identificação e contato
Ao abrir uma manifestação por meio da plataforma você irá se identificar apenas para a equipe do Ombudsman.
Não se preocupe, todo o processo se manterá sigiloso em sua identificação para os demais envolvidos acontecerá somente se você autorizar.
Mesmo assim, se você se sentir desconfortável e preferir não se identificar nem mesmo para o Ombudsman, entre em contato pelo e-mail (você pode enviar a sua manifestação por meio de um e-mail pessoal externo, sem sua identificação).
3. Registre uma manifestação
Após abertura da manifestação, nosso time entrará em contato com você para obter informações adicionais sobre o caso e te explicar os próximos passos do processo de análise conforme o tipo de situação.
Como entrar em contato
Plataforma Ombudsman no IU Conecta (apenas para colaboradores)
Para abrir uma manifestação por este canal é necessário que você identifique as pessoas envolvidas na situação.
Caso precise de uma orientação ou queira falar sobre algum assunto sem indicar os envolvidos, por favor, contate o canal por e-mail.
Presencialmente – mediante agendamento no endereço do Ombudsman ou em outra unidade do Itaú. (somente para colaboradores)
E-mail – ombudsman@ombudsman.itau-unibanco.com.br
Acesse a página do Ombudsman e saiba mais sobre como funciona o processo de atuação do canal, as políticas envolvidas e vídeos explicativos.
O Canal está pronto para receber relatos de situações em desacordo com nossas diretrizes e considerados inaceitáveis. Sendo assim, a qualquer tempo, os comportamentos contrários às políticas institucionais e aos princípios descritos em nosso código de Ética poderão ser registrados através desse canal, preservando a confidencialidade, neutralidade e independência.