Pensão/ Pecúlio por morte

Em casos de pensão/ pecúlio por morte você precisará entrar em contato com a Central de Atendimento ou Fale conosco

Quero solicitar/ renovar/ quitar empréstimo

Entre em contato com a Central de Atendimento ou através do Fale conosco que auxiliaremos você.

Dependente/Beneficiário

Como é feito o pagamento de benefício por morte para menores de idade?

O pagamento é realizado diretamente na conta em nome do menor de idade.

Quem pode ser considerando dependente/beneficiário do plano?

Beneficiários são quaisquer pessoas que vivam, comprovada e justificadamente, sob a dependência econômica do participante, por ele inscritas no Plano.

Considera-se justificada a dependência econômica:

I - de cônjuge, assim como a de filhos e enteados solteiros de qualquer condição, desde que de menoridade, ou inválidos não amparados por qualquer tipo de aposentadoria previsto em lei; e

II - das pessoas de menoridade ou idade avançada, bem como das doentes ou inválidas, que, sem recursos, vivam a expensas do participante ou com ele coabitem por mais de 2 (dois) anos consecutivos.

São consideradas pessoas sem recursos aquelas cujo rendimento mensal seja inferior à metade do salário-mínimo.

São consideradas pessoas de menoridade:

a) as de idade inferior a 21 anos; e

b) as de idade inferior a 24 anos que estejam cursando estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido.

São consideradas pessoas de idade avançada as de mais de 55 (cinqüenta e cinco) anos.

Considera-se justificada a dependência econômica do companheiro(a) do participante desde que verificada a coabitação por tempo superior a 5 anos consecutivos.

A solicitação de inclusão ou alteração de beneficiários após a concessão de benefício somente ocorrerá mediante pagamento de jóia ou alteração no valor do benefício.

Como altero meus beneficiários indicados?

Para alteração de beneficiário, será necessário entrar em contato com a Fundação através de um dos nossos canais de atendimento.

Como indico beneficiário?

Para indicação de beneficiário, será necessário entrar em contato com a Fundação através de um dos nossos canais de atendimento.

O que acontece se eu não indicar nenhum beneficiário?

Em caso de falecimento, sem que haja dependentes inscritos nas condições previstas em regulamento, o benefício é extinto a partir da data de falecimento.

Em caso de morte do beneficiário ou pensionista, quem recebe?

A Pensão é paga da seguinte forma:

Uma cota familiar de 50 % e tantas cotas individuais de 10% quantos forem os dependentes, até o máximo de 5 (cinco).

As cotas individuais dos dependentes mais velhos, a serem extintas, reverterão sucessivamente aos dependentes mais novos que ainda não recebam a cota individual.

A cota individual da pensão será extinta pela perda da condição de dependente e com a extinção da última cota individual de 10% (dez por cento), ficará igualmente extinta a pensão.

Já consultou o Guia do plano? Veja o material exclusivo que preparamos para você.