Ir para o conteúdo Pule para a navegação principal Pular para o rodapé

Procedimento de Prova de vida

Como ainda há incertezas no cenário da pandemia em todo o mundo, preocupada com o bem-estar e a saúde de seus assistidos e colaboradores, a Fundação suspendeu a prova de vida por formulário até que seja retomado o atendimento presencial.

Fique tranquilo, nós acionaremos você quando for necessário preencher o formulário, dependerá do andamento da pandemia.


Importante

  • Foi aprovada pela Diretoria da Fundação a utilização da biometria como meio de prova de vida. Assim, iniciamos a captação da biometria em janeiro/2021. (Captura por convênio de Biometria do Itaú Unibanco).
  • Não será mais obrigatório a prova de vida no mês do aniversário, utilizada a biometria uma vez ao ano, a prova de vida está realizada.

O participante que utiliza a biometria, não precisará fazer nada perante a Fundação.

Para a realização da prova de vida, a Fundação adotará a captura por convênio de biometria do Itaú Unibanco como um novo mecanismo.


Principais Dúvidas: Biometria

Não tenho biometria cadastrada no banco, e agora?

Fique tranquilo, a Fundação acionará você quando for necessário preencher o formulário físico, dependerá do andamento da pandemia, por enquanto, a prova de vida por formulário físico continua suspenso.

Quando será necessário o envio de formulário físico para Fundação?

Dependerá do andamento da pandemia, por enquanto, o envio do formulário físico está suspenso. A disponibilização do formulário físico será retomada quando normalizarmos e retornarmos ao atendimento presencial na Fundação. Até lá, você não precisará efetuar nenhum procedimento perante a Fundação.

Principais Dúvidas: Geral

O que é a Prova de vida?

O processo de Prova de Vida é obrigatório para todos os assistidos que tiverem o benefício concebido há mais de um ano, porém, sem a obrigatoriedade de ser realizado no mês de aniversário e sem a necessidade do preenchimento do formulário físico, caso tiver utilizado a biometria.

 A partir de janeiro de 2021 a biometria capturada pelo Banco passou a valer como prova de vida para a Fundação, que, ao obter a prova de vida por biometria, comunicará o participante, dispensando-o de realizá-la por outros meios.

Qual a finalidade em realizar a Prova de vida?

A Prova de vida atende a dois objetivos básicos:

  • Verificar a manutenção das condições legais de concessão dos benefícios;
  • Assegurar a exatidão do pagamento dos benefícios e dos cálculos atuariais, garantindo, assim, o equilíbrio do plano e protegendo seu patrimônio.

Quem deve realizar a Prova de vida?

Todos os assistidos (aposentados e pensionistas).

Quando cada assistido deve realizar a Prova de vida?

Não será mais obrigatório a prova de vida no mês do aniversário, utilizada a biometria uma vez ao ano, a prova de vida está realizada.

A partir de janeiro de 2021 a biometria capturada pelo Banco passou a valer como prova de vida para a Fundação, que, ao obter a prova de vida por biometria, comunicará o participante, dispensando-o de realiza-la por outros meios. Caso não tenha biometria cadastrada, fique tranquilo, a Fundação acionará você quando for necessário preencher o formulário físico, dependerá do andamento da pandemia, por enquanto, a prova de vida por formulário físico continua suspenso.

Como procederá Prova de vida através de Procuração?

Se o assistido for representado por procurador, e for utilizar o formulário físico, será necessário uma cópia da procuração específica do ano em referência deverá ser anexada ao formulário de Prova de vida.

Como proceder à Prova de vida através de Curatela ou Tutela?

Se o assistido for representado por curador ou tutor e for utilizar o formulário físico, deverão ser anexados documentos comprobatórios da curatela ou tutela, bem como os documentos necessários para a prova de vida do assistido referente ao ano em questão.

Como proceder à Prova de vida caso esteja fora do país?

Caso o assistido esteja fora do país, será necessária uma Declaração de vida recente (com, no máximo, 60 dias), emitida por um Consulado Brasileiro no exterior, em nome do assistido, anexado ao formulário de Prova de vida.

Importante: Para atualização de dados cadastrais (como endereço, e-mail e telefone), acesse, a qualquer momento, o site do participante e realize as alterações com praticidade.

Voltar ao Topo