Coronavírus

 

Fique Atento!

Veja abaixo algumas orientações do Ministério da Saúde quanto à adoção de procedimentos para prevenção do contágio e compartilhe informações corretas sobre o assunto.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas são semelhantes a uma gripe: febre, dificuldade para respirar, tosse, fraqueza, cansaço, dor no corpo ou coriza.

 

Como acontece a transmissão do vírus?

A doença é transmitida principalmente entre pessoas, por meio de gotículas contaminadas eliminadas por tosse ou espirro ou pelo contato de mucosas (como olhos e boca) com superfícies contaminadas. O contágio é semelhante ao do vírus influenza e de outras doenças respiratórias.

O coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e mais alta que o H1N1, com possibilidade de transmissão na ausência ou na presença de sintomas. Sua letalidade, no entanto, é mais baixa do que a do H1N1.

 

Quais os cuidados no dia a dia que devo tomar?

Lave as mãos com água e sabão ou antisséptico para as mãos à base de álcool;

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e jogue-o no lixo;

Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;

Ao cumprimentar pessoas, evite o contato físico, como aperto de mãos, beijo ou abraço;

Não compartilhe objetos de uso pessoal.



Dúvidas?

Você pode consultar a qualquer momento informações oficiais em Ministério da Saúde.

 

 

Busca